Laminados cerâmicos ultrafinos cimentados com resina termo-modificada: relato de caso
Edição: 76 | Número: 4 | Ano: 2023

Laminados cerâmicos ultrafinos cimentados com resina termo-modificada: relato de caso


Resumo

A escolha adequada do material restaurador e da técnica de cimentação são fatores determinantes para o sucesso clínico de uma reabilitação bucal. O complexo constituído pela peça protética, pelo agente de cimentação e pelo remanescente dentário deve formar uma estrutura que simule o comportamento da Junção Esmalte-Dentina (JED), visando a transferência de tensão com o mínimo de estresse nas interfaces. O presente artigo relata o caso de uma paciente do gênero feminino com fraturas recorrentes em restaurações dos incisivos centrais superiores, que foi reabilitada com laminados cerâmicos ultrafinos, cimentados com resina composta termo-modificada. Essa técnica se beneficia das propriedades específicas dos compósitos convencionais, como alta resistência mecânica e baixa solubilidade aos fluidos orais, com o objetivo de aumentar a longevidade do tratamento restaurador.


Clique aqui para continuar lendo

Sobre o Artigo
Compartilhar
Galeria de Imagens
Figura 1: Fotografia inicial do terço inferior da face, coroas clínicas curtas e restaurações classe IV de Black em ambos os incisivos centrais superiores.
Figura 2: Visão intraoral inicial, restaurações com falha adesiva e histórico de fraturas recorrentes nos elementos 11 e 21.
Figura 3: Perfil da restauração do elemento 11. Detalhe para a inclinação vestibular incorreta.